THIAGO ARAUJO é... o Palhaço Pindaíba!

Quem vos fala neste sítio virtual é Thiago Araujo, o Palhaço Pindaíba,
contando como a vida me fez palhaço e o que, então, eu passei a fazer da vida.
Atravessei os sete mares. Itália, Alemanha, Malta... quase sete...
cruzei o Brasil de Porto Alegre a São Luís do Maranhão, Góias, Corumbá, Belo Horizonte...
Conheça o espetáculo solo "Manual de Sobrevivência na Grande Cidade"
e toda trajetória de atuação cômica deste paspalho.

...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

PINDAIBA É NOME DE PALHAÇO !!!




mi Pindaiba ...
iou mio publico...
eu gostar de voces...
eu gostar de verdade!




credito Bruno Lamparina

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Pindaiba e Nanica em Berlim







algumas imagens do Pindaiba e da Nanica no grande teatro do Theatral Mite em Berlim, um improviso coroado de trapalhadas e sobretudo de carinho do publico e da equipe que nao estavam acostumados com este caos tao preciso. Beijos a nanica que cortou a juba e me pediu uma peruca com os dreads, estou tentando hein nanica, mas é muito cabelo guria!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

credito das imagens anteriores

Ei pessoal, nao posso deixar de falar que estas fotos das intervencoes quase espetaculares, da postagem anterior sao do Daniel Protzner, sensivel e dedicado fotografo que nos capturou com sua camera no morro do papagaio, ou seria na barragem santa lucia, obrigado amigo, voce nao sabe como estas imagens congeladas se tornam fluidas em nossa imaginação

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Intrvenções Quase Espetaculares - Agenda Aliança Terceira Margem




eis que por entre barracos surgem estes incólumes guerriantes do riso, espera aí, temos uma palhaça, mui honrosa e com seu nariz vermelho brilhante, a palhaça Biju, ou seria Bijou. Nem sei mais, fato é que esta Intervenção é mais uma daquelas que vão alimentar sonhos que sismam por pulular os imaginários quase totalmente mediatizados. Sim amigos e amigas porque este é nosso trabalho, acessar o inconsciente coletivo presencialmente, ali oh, cara à cara, na bucha. E assim afirmo esta presença palhaçal, de rochedo miranda de santa maria, bota rolha no poço que o rio dos amores é caudaloso e sisma por transbordar. Evoé palhaços e palhaças que as horas passem lentamente como o quelonio e voces aproveitem cada minuto desta vida de graça e liberdade!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Pindaíba - A jóia do Povo

Escondida entre escombros de seres automatos, sucubos de sua propria iniciativa e de seus rituais de prazer se esconde uma sensibilidade comica tonitruante, capaz de abalar os alicerces dos edificios mais solidos, preemente de se libertar numa risada incontida, muitas vezes oprimida, que quando deflora apresenta a personalidade que se afirma por tras da mascara, homens, mulheres, buriladores de sua necessidade basica imediata, relegados e relegando seu riso a momentos raros, que so mesmo o palhaço pode captar, chegou, chegou, chegou a hora, do riso florescer na boca desdentada, na face borrada, na cabeça embaralhada do sabio e ignorante trabalhador da grande cidade.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Release Oficina de Bufões

Bufões e Sátiros – rastros oníricos dos rituais dramáticos mitológicos
Por Thiago Araújo

Atividade teórico-prática de adaptação e recriação de técnicas corporais histriônicas a partir do cruzamento de imagens da mitologia pré-cristã e da alta idade média( François Rabelais) às descrições e estudos do período pré-colonial (1500-1530) onde se dão os primeiros exercícios de domínio e fusão das imagens oníricas indígenas as significações católicas impostas a este imaginário cosmogonico, principalmente quando se trata da censura aos fenômenos de possessão ( sonhar acordado). A proposta é reconstruir traços e arquétipos do teatro cômico burlesco enquanto ritual dramático a partir do estudo de situações relacionadas ao processo de degredo das concepções cosmogonicas indígenas, principalmente no que se refere a interferência corporal recriada neste processo, enfocando aspectos de inversão, resistência e transgressão observados nesta transição do significado dos sonhos, enquanto estratégia de colonização do corpo e do inconsciente .

Tópicos

Panorama do período pré-colonial ( 1500 –1530) – política pública de colonização dos sonhos
Traços e rastros dos rituais dramáticos ditirâmbicos, deuses menores da Grécia antiga e outras personificações antropomorfas
Subversão e resistência no teatro e na literatura popular na alta idade média
Vivencia de projeção e recriação do ambiente onírico – distinção entre possessão e catarse
Vivencia de manipulação dos sentidos físicos com base na técnica corporal dos bufões
Vivencia de construção do personagem com base na colonização do sonho satírico

Carga Horária: 24hs

Bibliografia

Campbell, Joseph . O poder dos mitos
Bataille, George. A parte maldita
Bakthin, Mikhail. Cultura Popular na Idade Média
Vainfas, Ronaldo. Heresia dos Índios
Auge, Marc. Guerra dos sonhos
Deleuze& Guatarri. Esquizofrenia e Capitalismo
Viveiros de Castro, Eduardo. O mármore e a murta , Pespectivismo ameríndio
Baeta Neves , Luiz Felipe. Os soldados de Cristo na Terra dos Papagaios
Eliade, Mircea. Ferreiros e alquimistas
Foucault, Michael. Historia da loucura na Idade Média
Barba, Eugenio. Dicionário Antropológico do Teatro
Brook, Peter. Ponto de Mutação
Cohen, Renato. A performance enquanto linguagem
Danielou, Philipe. Shivaismo Donisismo

Outras indicações a serem revistas:
Mitologia Ilustrada - Deuses menores da Grécia antiga
Manual da Inquisição
A sombra de Dionísio
Historia da Psiquiatria no Brasil

podas frequentes, raízes produndas, assim vive o palhaço de rua na grande cidade...

No dia de hoje, onde os tocos e cotocos estao cortados cada vez mais rentes ao chão, as raízes precisam ser profundas e resistentes porque tem pranta que numa simples poda podem perder o viço e a vontade de crescer. No meu caso, podem me cortar a vontade, que eu vou continuar resistindo, lancando raízes cada vez mais produndas, teimosamente se alastrando feito erva daninha em casa abandonada, esta é a vida do genuino sobrevivente, resistir as intemperies e acabar se adaptando aos alicerces e concretos desta grande e quadrada cidade... Viver na grande cidade, pode ser tão belo e agradável, mesmo cercado por este polifônico coro de buzinas, motores e vendedores... Bem vindos ao Manual de Sobreviência na Grande Cidade, onde expressar um sentido artistico genuino virou quase uma estrategia de guerrilha urbana.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Currículo Completo

THIAGO ARAUJO
Ator, antropólogo e palhaço
Brasileiro – 07/03/1979
Rua Pastor Abreu 66 - Planalto
CEP 31720-550 - Belo Horizonte/MG
55 (31) 34941529 – 87061688
palhacopindaiba@hotmail.com
www.palhacopindaiba.blogspot.com
DRT nº 7102

RESUMO DE QUALIFICAÇÕES
*Graduado em Ciências Sociais pela UFMG, com ênfase em Antropologia

*Ator e palhaço desde 2000, brincante e ativista cultural – traz em sua trajetória a condução do Laboratório Brasil Bufão; participação do elenco do espetáculo “Intervenções Quase Espetaculares” no Teatro Terceira Margem, dos projetos “Roda de Palhaços”, “Roda Mundo” e “Agenda Terceira Margem”; a montagem de “O nascimento de Pindaíba ou o Palhaço Pindaíba vem, vem, vem...”.

*Em 2007, pelo intercâmbio Línea Transversale (rede de teatrantes de diversos países com sede na Itália), apresentou-se com o espetáculo “Manual de sobrevivência na grande cidade” em Festivais Internacionais.

*Sempre conservando a ocupação de logradouros públicos como premissa, faz de sua experiência com as intervenções de rua um material de pesquisa – motivo pelo qual figura em festivais e encontros de palhaçaria como provocador convidado para mesas redondas e debates.

*Como pesquisador do teatro e do cômico, esteve com artistas e mestres nacionais e estrangeiros como: Richard Riguetti (Off-Sina/RJ), Licko Turle (Instituto Tá na Rua/RJ), Norberto Presta (Itália), Márcio Libar (Mundo ao Contrário/RJ), Adelvane Néia (Humatriz/Campinas), Zé Regino (Celeiro das Antas/DF), Tortel Poltrona (Circ Cric/Espanha), Eugênio Barba (Odin Teatret/Dinamarca), Julia Varley (Odin Teatret/Dinamarca), Claudio Lacamera (Teatro Proskenion/Itália), Angel Viana (Universidade Angel Vianna de Dança/RJ), Paco Pacolmo e Toni Pocotauto (Pacolmo Teatro/Espanha), dentre outros.

*É colaborador do Coletivo de Palhaços - que há 5 anos promove em Belo Horizonte a Semana Interplanetária de Palhaços, e colaborador da Rede de Teatro de Rua de Minas Gerais – onde recentemente atuou como articulador entre essa e a Funarte/MG, na realização do Projeto Funarte em Cena, Teatro de Rua/2009.

*Produtor e diretor do grupo Família Cabeça de Vento, do qual faz parte, em “Cadê o Zezim da Pipoca” - um espetáculo cênico musical que resgata brincadeiras e cantigas populares.


FORMAÇÃO ACADÊMICA
*Bacharelado em Ciências Sociais - Universidade Federal de Minas Gerais - 1998 a 2007


FORMAÇÃO ARTÍSTICA
*Conscientização do Movimento e Jogos Corporais em Angel Vianna - Angel Vianna (Circuito Funarte de Capacitação – 2009)
*Oficina de Aprofundamento: Técnicas de Clown “Palhaço, o ainda mais difícil da emoção” - Paco Pacolmo e Toni Pocotauto (Festival Internacional de Palhaços: Palhaçadas em Geral – 2008)
*Oficina de Aprofundamento: “O Palhaço Brasileiro” - Richard Riguetti (4ª Semana Interplanetária de Palhaços - 2008)
*Oficina de Aprofundamento: “O Clown e suas poéticas” - Adelvane Néia (4ª Semana Interplanetária de Palhaços - 2008)
*Oficina de Palhaço - Tortel Poltrona (Festival Mundial de Circo do Brasil – 2008)
*Oficina “A Nobre Arte do Palhaço” - Marcio Libar e Fabrício Dornelles - 2008
*Do riso à Lagrima - Ana Luisa Cardoso - 2006
*O Movimento Cênico: Autonomia do Ator - Norberto Presta - 2006
*VI Encontro Internacional de Teatro -Línea Transversale - 2006
*Oficina de Palhaços - Cícero Silva - 2004
*Confecção de Percussão com Recicláveis - Rodrigo Sanches - 2003
*Curso de Pandeiro - Lingüinha - 2003
*Seminário: O corpo como Mídia - Festival Internacional de Dança - 2003
*Confecção de Cuíca - Mestre Liu - 2002
*Curso de Percussão Enxadário - Babilak Bah - 2002
*Mascaras Cazumbá - Mestre Abel - 2001
*Teatro de Bonecos - Anderson Dias (ATEBEMG – 1999)


ATUAÇÃO PROFISSIONAL
*Projeto Funarte em Cena: Teatro de Rua - Colaboração pela Rede de Teatro de Rua de Belo Horizonte
junto à Funarte/MG durante a produção do evento, mediação de mesa de debate, apresentação de número solo na Ação Coletiva e apresentação da Família Cabeça de Vento com o espetáculo “Cadê o Zezim da Pipoca” (2009)
*Semana da Conciliação do TJMG 2008 - Intervenções Cênicas Públicas (Cícero Silva - 2008)
*“Intervenções quase Espetaculares” - Apresentações em eventos, festivais e projetos sociais (Aliança Terceira Margem, 2005-2008)
*Projeto Roda de Palhaços - Núcleo de Coord. Técnica (Aliança Terceira Margem e Lei Estadual de Incentivo à Cultura - 2008)
*4ª Semana Interplanetária de Palhaços - Núcleo de Coord. Técnica e apresentação do espetáculo “Manual de Sobrevivência na Grande Cidade” (Coletivo de Palhaços - 2008)
*Festival Internacional Palhaçadas em Geral - Mediação Mesas Redondas e Apresentação do espetáculo “Manual de Sobrevivência na Grande Cidade” (Teatro Andante - 2008)
*1º Festival Internacional de Palhaços de Mariana - Apresentação do Cabaré, Participação e Cenografia da Intervenção de Rua “Coletivo de Palhaços” (Circovolante - 2008)
*Projeto Roda de Palhaços - Núcleo de Coord. Técnica (Aliança Terceira Margem e Lei Estadual de Incentivo à Cultura - 2007)
*Projeto Roda Mundo, Aliança Terceira Margem e Línea Transversale - Apresentação do espetáculo “Manual de Sobrevivência na Grande Cidade”, participação no Samba Clown e nos Festivais Internacionais: Marsciano (Úmbria/Itália), L’aquila (Abruzzo/Italia), XV Sessão do Teatro Eurasiano, (Régio Calábria/Itália), Teatraus Mithe (Berlim/Alemanha), 16º Festival de Samba (Coburg/Alemanha), Summer Festival (Ilha de Malta) - 2007
*Oficina de “Iniciação ao Palhaço” - Mininstrante - Centro Cultural UFMG - 2007
*3ª Semana Interplanetária de Palhaços - Núcleo de Coord. Técnica (Coletivo de Palhaços - 2007)
*2ª Semana Interplanetária de Palhaços - Núcleo de Coord. Técnica (Coletivo de Palhaços - 2006)
*Festival de Férias Linguagens Urbanas - Ministrante - Oficina Vivência Clown (Contagem - 2006)
*Festival de Inverno de Congonhas - Ministrante - Oficina Vivência Palhaçal (2005)
*1ª Semana Interplanetária de Palhaços - Núcleo de Coord. Técnica (Coletivo de Palhaços - 2005)
*Aniversário Benjamim de Oliveira - (Aliança Terceira Margem - 2004)
*Comemoração dia Internacional do Palhaço - (Aliança Terceira Margem - 2004)


PUBLICAÇÕES NA MÍDIA VIRTUAL

www.palhacopindaiba.blogspot.com
www.coletivodepalhacos.com/user/10
www.palhacadasemgeral.blogspot.com
www.fca.pucminas.br/coreu/producao/jn-cultural/arquivos/palhacos/index.htm
www.otempo.com.br/otempocontagem/noticias/?IdNoticia=1401
www.ufmg.br/online/arquivos/006790.shtml
www.dzai.com.br/pessoacomunicacao/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=19732
www.agendabh.com.br/eventos_detalhes.php?CodEve=1564
www.metrobh.gov.br/cbtu/v2/final/principal/quarta/2007fevereiro.htm
www.nefelibatadeatalaia.blogspot.com/
www.espacovivamais.com.br/noticias/mostrar/982
www.guiaentradafranca.com.br/agendaG.php?idUrl=2499
www.folhadecontagem.com.br/site/modules.php?name=News&file=article&sid=5350
www.bhcvb.com.br/novidades/novidades01.php?id=56
www.contagem.mg.gov.br/noticia.php?idmateria=2911
www.ufjf.br/dircom/2008/11/21/21-de-novembro
www.hojeemdia.com.br/v2/busca/index.php?sessao=30&data_edicao_anterior=2008-01-26
www.otempo.com.br/jornalpampulha/noticias/?IdEdicao=116&IdCanal=9&IdSubCanal=&IdNoticia=3655&IdTipoNoticia=1
www.new.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_11/2008/12/05/ficha_teatro/id_sessao=11&id_noticia=5600/ficha_ teatro.shtml

Currículo Resumido

Graduado em Ciências Sociais pela UFMG, com ênfase em Antropologia, ator e palhaço desde 2000, brincante e ativista cultural – traz em sua trajetória a condução do Laboratório Brasil Bufão; participação do elenco do espetáculo “Intervenções Quase Espetaculares” no Teatro Terceira Margem, dos projetos “Roda de Palhaços”, “Roda Mundo” e “Agenda Terceira Margem”; a montagem de “O nascimento de Pindaíba ou o Palhaço Pindaíba vem, vem, vem...”.

Em 2007, pelo intercâmbio Línea Transversale (rede de teatrantes de diversos países com sede na Itália), apresentou-se com o espetáculo “Manual de sobrevivência na grande cidade”, nos Festivais Internacionais Marsciano (Úmbria/Itália), L’aquila (Abruzzo/Italia), XV Sessão do Teatro Eurasiano (Régio Calábria/Itália), no Teatraus Mithe (Berlim/Alemanha), no 16º Festival de Samba (Coburg/Alemanha), no Summer Festival (Ilha de Malta).

Sempre conservando a ocupação de logradouros públicos como premissa, faz de sua experiência com as intervenções de rua um material de pesquisa – motivo pelo qual figura em festivais e encontros de palhaçaria como provocador convidado para mesas redondas e debates. Como pesquisador do teatro e do cômico, esteve com artistas e mestres nacionais e estrangeiros como: Richard Riguetti (Off-Sina/RJ), Licko Turle (Instituto Tá na Rua/RJ), Norberto Presta (Itália), Márcio Libar (Mundo ao Contrário/RJ), Adelvane Néia (Humatriz/Campinas), Zé Regino (Celeiro das Antas/DF), Tortel Poltrona (Circ Cric/Espanha), Eugênio Barba (Odin Teatret/Dinamarca), Julia Varley (Odin Teatret/Dinamarca), Claudio Lacamera (Teatro Proskenion/Itália), Angel Viana (Universidade Angel Vianna de Dança/RJ), Paco Pacolmo e Toni Pocotauto (Pacolmo Teatro/Espanha), dentre outros.

Colaborador do Coletivo de Palhaços – que há 5 anos promove em Belo Horizonte a Semana Interplanetária de Palhaços.

Colaborador da Rede de Teatro de Rua de Minas Gerais – onde recentemente atuou como articulador entre essa e a Funarte/MG, na realização do Projeto Funarte em Cena, Teatro de Rua/2009.

Produtor e diretor do grupo Família Cabeça de Vento, do qual faz parte, em “Cadê o Zezim da Pipoca” - um espetáculo cênico musical que resgata brincadeiras e cantigas populares.